Por mais que lhe custe admitir, todos dão puns - uns mais ruidosos que outros. Até os animais. Mas isso não faz com que seja menos embaraçoso e, como tal, são inúmeras as situações em que acaba por 'prender' os ditos puns. Mas sabe que consequências tem a acumulação excessiva de gases no sistema digestivo?
Leia Também: Não consegue fazer o 'número dois'? Então, esta dica é para si
"Se uma pessoa prender os puns por muito tempo, eles podem provocar inchaço e distensão abdominal, além de endurecerem o bolo fecal, que pode ficar ressecado e dificultar a evacuação", alerta o cardiologista Rizzieri Gomes ao jornal Metrópoles. Por outro lado, "quando se força o abdómen para soltar gases, é maior o risco de aumento da pressão arterial nas veias do plexo hemorroidário, situado ao redor do ânus, podendo provocar a formação de hemorróidas", acrescenta.
Já a Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor afirma que 'embora prender o gás de forma a não o soltar não tenha grandes consequências, é saudável permitir a libertação espontânea de gases pelo ânus" para prevenir sintomas como dor, distensão abdominal ou eructações (arrotos). "Contudo, é também importante estar atento a outros sinais que podem indicar quadros clínicos mais graves e que necessitam de atenção médica."
Leia Também: Nove dicas para combater 'inimigo silencioso' (que é 'serial killer')