Seis dicas para trabalhar o cérebro e lembrar-se melhor das coisas
Veja as mudanças que tem de fazer.
© Shutterstock
Lifestyle Cérebro
Existem pequenos truques que pode fazer no seu dia a dia para melhorar a memória e evitar que se esqueça das coisas com facilidade. O 'website' Good Housekeeping falou com a neurologista Lisa Genova que explicou as dicas que precisa de saber.
Desde fazer notas, usar 'links' visuais ou ensinar outras pessoas, são seis as propostas que deixa para melhorar a sua memória.
Leia Também: Faça isto todas as manhãs. A saúde do seu cérebro vai melhorar
1- Prestar mais atenção
"A atenção é o bilhete de ouro da memória. É o primeiro ingrediente essencial para lembrar-se de qualquer coisa. Embora pareça simples, muitas vezes não a usamos e pensamos que esquecemos alguma coisa. Nunca criamos uma memória em primeiro lugar se não prestarmos atenção", revela Lisa Genova.
2- Faça notas e listas
"Dizer palavras têm algum significado, mas se as escrever, usa outra parte do cérebro. Envolve mais sentidos. Se pensar no cérebro como uma rede neural, quanto mais pontos de ligação existirem numa memória, mais possibilidades terá de recordá-la mais tarde."
3- Ensine outra pessoa
"Inconscientemente, esforçamo-nos mais para aprender algo se vamos ensiná-lo a outra pessoa."
4- Use 'links' visuais
"Torne as coisas mais vívidas na sua mente para que fique gravado. Mais uma vez, ajuda a consolidar o pensamento ao invocar diferentes sentidos."
5- Crie rotinas
"Torna-se mais fácil lembrar-se de coisas importantes ao estabelecer rotinas que o suportem. É o caso de deixar as chaves do carro sempre no mesmo lugar."
6- Divida a informação por partes
"Assim, consegue lembrar-se facilmente de uma série de números ou até de uma lista mental que fizer. Contudo, nada melhor do que fazer uma lista."
Leia Também: Quer ter um cérebro saudável? Escovar os dentes todos os dias pode ajudar
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com