O tom mais amarelado nos dentes e o aparecimento de cáries são alguns dos sinais mais visíveis de que a sua saúde oral não está nas devidas condições. Ainda assim, não são os únicos. A cor das duas gengivas pode dizer mais do que aquilo que imagina.
O 'website' Health Shots revelou algumas das cores mais comuns que as gengivas podem apresentar e o que tal pode significar. Saiba tudo.
Leia Também: Manter uma boa higiene oral é fácil com estas dicas
Gengivas rosadas
É um dos melhores estados em que pode encontrá-las. Revelam que o sangue e a oxigenação são adequadas e que não existe qualquer inflamação. Tem menos probabilidade de sangrar quando escova os dentes.
Gengivas brancas
Podem ser sinal de anemia e outro tipo de problemas de saúde.
Gengivas vermelhas
É sinal de uma má higiene oral. Pode levar à inflamação e até ao acumular de bactérias. Poderá progredir para uma doença mais grave.
Gengivas vermelho escuras ou azuladas
Pode indicar problemas de oxigenação. Poderá estar ligada a problemas cardiovasculares, doenças respiratórias ou outro tipo de condições.
Gengivas com manchas castanhas ou pretas
Acabam por ser normais em alguns casos. Ainda assim, se notar alguma irregularidade ou alteração na aparência destas manchas, devem ser analisadas por um dentista.
Leia Também: Quatro alimentos que ajudam a branquear os dentes naturalmente