Quantas calorias acha que está a perder com uns minutos de gargalhadas? Achava que nenhumas? Olhe que não é bem assim. A verdade é que rir pode trazer vários benefícios para o organismo. Tanto o corpo como o cérebro saem a ganhar.
O 'website' The Healthy falou com vários especialistas, como Steven Sultanoff ou o neurologista Brian King, para perceber melhor as vantagens que umas boas gargalhadas podem ter. Saiba tudo.
Leia Também: Adote estes cinco hábitos. A saúde do seu cérebro só vai melhorar
Ajuda a reduzir o stress
"O riso faz com que os músculos se contraiam e relaxem, acalmando-nos fisiologicamente de maneira semelhante às técnicas de combate ao stress. Desta forma, bioquimicamente, ajuda a reduzir o stress", conta Steven Sultanoff.
Promove a saúde mental
"Processar o humor e responder por meio do riso gera uma quantidade enorme de atividade cerebral. Essa atividade promove uma função cognitiva saudável", explica Brian King.
Diminui as sensações de dor e desconforto
"Por exemplo, pode experimentar colocar a mão em água gelada depois de um momento de riso. Irá ver que consegue aguentar mais tempo", conta Steven Sultanoff. Este exemplo faz parte dum estudo publicado na Current Research in Physiology.
Faz um mini treino
"Pense em todos os músculos que usa para rir. E não só os da cara, mas também nos das mãos quando bate palmas, por exemplo", diz Brian King. Segundo um estudo do International Journal of Obesity, aqui citado pelo 'website' The Healthy, rir durante 10 a 15 minutos poderá fazer com que queime até 40 calorias.
Fortalece os pulmões
"Rir aumenta a libertação de um anticorpo que protege contra doenças respiratórias", continua Steven Sultanoff.
Aumenta a imunidade
"Como o stress muitas vezes reduz a eficácia do sistema imunitário, ao controlá-lo, o riso ajuda a manter este sistema em melhor funcionamento", revela Brian King.
Aumenta a saúde intestinal
"Muitos estudos mostram que a ansiedade crónica está associada ao síndrome do intestino irritável e a outros problemas gastrointestinais. O riso pode assim ajudar a reduzir este tipo de problemas", diz Steven Sultanoff.
Leia Também: O que deve fazer para garantir que tem um cérebro saudável e jovem