O difícil é manter? Investigadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, descobriram que a larva-da-farinha pode ser um verdadeiro aliado de quem perdeu peso e pretende mantê-lo. Além disso, também ajuda a aumentar a imunidade.
Leia Também: Não desanime, é possível atingir um peso saudável. Siga estes passos
Os cientistas chegaram a esta conclusão depois de terem levado a cabo um estudo feito com ratos. Ao longo de 12 semanas, os animais mantiveram uma dieta rica em gordura e caseína, uma proteína do leite. Já o grupo de controlo fez uma dieta magra e também com caseína.
As larvas-da-farinha foram adicionadas às dietas de ambos, substituindo 50% ou a totalidade do consumo da caseína. Por esta altura, os ratos da dieta rica em gordura estavam obesos e sofriam de síndrome metabólica, condições que aumentam o risco de diabetes, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e outros problemas de saúde.
Leia Também: Faz isto? Avisamos já que está a sabotar o seu processo de emagrecimento
Ao longo das oito semanas seguintes, os autores do estudo avaliaram, entre outros aspetos, o peso e a composição corporal dos ratos, por exemplo. Os dados, publicados na revista científica Journal of Nutrition, revelam que o consumo dos insetos associado a dietas ricas em gordura pode realmente impedir o aumento de peso, melhorar a resposta imunitária, reduzir a inflamação do corpo, aumentar o metabolismo e melhorar as taxas de colesterol.
"Sabíamos de um estudo anterior em galos que as larvas-da-farinha são uma fonte de proteína altamente digerível e de alta qualidade que também é ambientalmente sustentável", afirma o principal autor do estudo, Kelly Swanson. Todavia, o investir reconhece que pode ser difícil convencer algumas pessoas a consumirem insetos. Ainda assim, afirma que não afetam o sabor dos alimentos, pois são triturados. "É apenas uma farinha", lembra.
Leia Também: Nutricionista aponta razões que explicam por que não consegue emagrecer