Se tem tatuagens, devia (mesmo) estar a cumprir estas regras à risca
É o seu caso? Há cinco passos essenciais para cuidar da pele no verão.
© Shutterstock
Lifestyle Pelé
Verão é sinónimo de sol e calor, bem como a altura ideal para sair com roupas que nos permitem exibir as tatuagens que ficaram escondidas debaixo dos agasalhos no inverno. No entanto, mostrar a pele requer cuidados adicionais durante a estação mais quente do ano. "A frequência de praia e piscinas pode causar danos nas tatuagens, principalmente, se forem recentes", adverte a Bayer em comunicado.
"Praia, piscina e sol são os três vilões de verão no que toca às tatuagens" ao potenciarem possíveis infeções, manchas permanentes na pele, desbotamento ou até mudança da cor dos desenhos, infeções derivadas de alguma contaminação da areia ou da água.
Leia Também: Quer uma pele macia, mas só faz asneira? Aí está a novidade da Gillette
O segredo para uma pele tatuada cuidada é dar especial atenção à sua pele e seguir alguns cuidados. Para que consiga aproveitar o verão sem prejudicar as suas tatuagens, a Bayer partilha cinco passos essenciais que deve seguir:
1- Cuidado com a exposição direta ao sol
O sol é um dos principais inimigos das tatuagens. A exposição prolongada acelera a descoloração, o que pode desbotar e mudar as cores das mesmas. Neste sentido, evite as horas de maior incidência dos raios solares e tente não expor a área de pele tatuada diretamente ao sol.
Leia Também: 105 anos de Couto, promoções na P&C e novidades da Estée Lauder
2- Protetor solar é o seu melhor amigo
Nas idas à praia ou à piscina, ou até mesmo em atividades ao ar livre, leve sempre consigo um protetor solar. A pele é o maior órgão do nosso corpo e devemos cuidar dela com especial atenção. Nas áreas com tatuagens basta aplicar o necessário para cobri-las e mantê-las devidamente protegidas. Deve aplicar 30 minutos antes de começar a exposição solar e ir reaplicando ao longo do dia. Opte por um bom protetor solar de preferência com elevado fator de proteção contra os raios UVA e UVB.
3- Cuidado com os mergulhos no mar, lagos ou piscinas
É importante ter em mente que uma tatuagem é como uma ferida aberta, sobretudo, se esta for recente. É preciso ter alguns cuidados quando imergimos as nossas tatuagens em água dado que é fácil apanhar infeções bacterianas com a poluição. O cloro pode ser igualmente uma desvantagem para a sua tatuagem na medida em que pode contribuir para a remoção da sua pigmentação e do seu brilho.
Leia Também: Adeus, escaldões! Os melhores protetores solares para aproveitar o verão
4- Hidratação por dentro e por fora
A desidratação da pele pode prejudicar a preservação da tatuagem. Aposte em cremes hidratantes e loções pós-solares não só para hidratar a pele, como para a acalmar nesta época de sol e de praia. Para manter a pele hidratada também temos de hidratar o corpo. Assim, quando falamos em cuidados com as tatuagens no verão, importa relembrar a importância de beber água, uma vez que ajudará a promover a hidratação.
5- Limpar a pele regularmente
É sempre importante ter o cuidado que lavar a área tatuada com um produto adequado, principalmente depois de um dia de praia ou piscina para ter a certeza que não se criam infeções com poluentes da água.
Leia Também: Jornada Mundial da Juventude. Cuidados a ter com as queimaduras solares
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com