Verão é sinónimo de praia, amigos, família e de muitas refeições. E como tudo no nosso corpo, "a alimentação e saúde oral estão intimamente interligadas, não fosse a cavidade oral o primeiro lugar onde os alimentos são mastigados e processados", refere o Instituto de Implantologia em comunicado.
"Há alimentos que já sabemos à priori que devem ser consumidos com algum cuidado, como as bolas de Berlim ou alguns tipos de gelados. O que muitas vezes não paramos para pensar é que existem outros que não só oferecem benefícios em termos de nutrição, como transmitem igualmente sabores muito agradáveis e podem proporcionar excelentes momentos de família", pode ler-se.
Leia Também: Bebida que todos temos em casa ajuda a baixar níveis de açúcar no sangue
Já pensou em fazer sorvetes caseiros? "Para quem tem filhos que sofrem de restrições alimentares, esta é mesmo uma forma de garantir que a alimentação é a correta." As opções são inúmeras: de banana ou morango, outros que pode por exemplo juntar manteiga de amendoim ou simplesmente um sorvete de melancia. Além de serem receitas deliciosas, é também uma forma de garantir que cuida da sua saúde oral.
A sua fruteira já está com alguma fruta demasiado madura? E não sabe o que lhe fazer? Utilize-a para sumos e combata o desperdício. "Não só têm a capacidade de saciar, como são muito bons para ajudar a superar os dias quentes. Uma excelente alternativa aos refrigerantes com gás ou chás gelados, que contêm na sua maioria bastante açúcar."
Leia Também: Faça estas seis mudanças fáceis para um verão saudável - e em boa forma
O mesmo acontece com a fruta da época. A maior parte possui elevadas percentagens de água, essenciais para garantir a nossa hidratação. "Nunca é demais relembrar que as limonadas apesar de serem uma bebida fresca, são ricas em ácido cítrico e açúcar, por isso é aconselhado regular a frequência da sua ingestão. Também os cocktails, por exemplo, como caipirinhas e margaritas devem ser bebidos com moderação, não pelo álcool da própria bebida, mas porque são igualmente ricos em açúcar, o que ajuda na proliferação da cárie dentária e diminui o pH salivar", explica o Instituto de Implantologia.
Como já é normal, os dias de temperaturas elevadas pedem refeições mais leves, em alternativa a pratos ricos em hidratos de carbono, como a batata e o arroz. As saladas frias possuem bastante cálcio e vitaminas, essenciais para uma boa saúde oral.
Leia Também: Oito trocas alimentares para emagrecer antes do verão (sem passar fome!)