Costuma colocar plástico no micro-ondas, certo? Errado. Esse hábito é um grande erro e só ajuda a libertar partículas tóxicas, como alerta um artigo publicado na revista Environmental Science & Technology.
Os cientistas deixam vários recados à população. Um deles é o de que o micro-ondas contribui para a liberação de nanoplásticos, ou seja, partículas ainda menores. E isso é ainda mais preocupante, porque os nossos rins são capazes de filtrar as partículas maiores, mas os nanoplásticos podem deslizar através de nossas membranas celulares e alcançar lugares que não deveriam.
Leia Também: A caixa dos ovos não serve para nada? Não vá nessa conversa
"Os microplásticos são como restos de plástico: entram e são expulsos, mas é muito provável que os nanoplásticos sejam muito tóxicos", afirmam os pesquisadores, que mantêm a esperança de que "chegará o dia em que estes produtos exibirão rótulos onde se lê 'livre de microplásticos' ou 'livre de nanoplásticos'."
Enquanto isso não é uma realidade, a recomendação dos autores do estudo é que não coloquemos recipientes de plástico no micro-ondas.
Leia Também: O popular alimento que pode (e deve) usar para manter o cabelo bonito