Segundo uma nova investigação, onde foram analisados cerca de meio milhão de indivíduos, com mais de 18 anos, existe uma rotina de exercício físico que ajuda a reduzir significativamente o risco de morte prematura. É o resultado de um estudo que juntou investigadores de vários países e que foi disponibilizado na JAMA Internal Medicine.
Com estas informações, os cientistas aconselharam uma rotina de exercício que inclui uma combinação de exercícios cardiovasculares, moderados e intensos, com outros que envolvem pesos. De acordo com os investigadores, citados no DailyMail, esta rotina consegue diminuir o risco de morte prematura e por qualquer causa em 50%.
Leia Também: Para baixar a pressão arterial, o melhor é começar a fazer isto
Então, "a combinação ideal era uma rotina semanal que envolvia uma hora e 15 minutos de exercício moderado, como uma caminhada rápida, assim como duas horas e meia de exercício vigoroso, como corrida ou natação, e finalmente duas sessões de atividade de fortalecimento muscular, como levantamento de pesos".
Mais especificamente, ajuda a reduzir o risco de morte por doença cardíaca ou acidente vascular cerebral, em 70%, uma combinação "entre duas horas e meia e três horas e 45 minutos de exercício moderado, com até uma hora e 15 minutos de exercício vigoroso e pelo menos duas sessões de fortalecimento muscular por semana".
Leia Também: Afinal, quantas vezes por semana temos de treinar para vermos resultados?