Sente-se deprimido? Comer este tipo de alimentos é capaz de ajudar

Tem algum palpite?

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
09/08/2023 08:47 ‧ 09/08/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde mental

Quem não gosta de frutos secos? Têm múltiplos benefícios e, recentemente, foi adicionado mais um na lista. Então, segundo um novo estudo, comer frutos secos ajuda a diminuir o risco de depressão

Trata-se de uma investigação - disponibilizada na Clinical Nutrition - onde foram analisados mais de 13 mil indivíduos, entre os 37 e os 73  anos, nenhum sofria de depressão no início do estudo. 

Leia Também: E quando não está tudo bem? "Estigma face à doença mental ainda perdura"

Durante cinco anos, os participantes consumiram uma grande variedade de frutos secos sem sal, como amêndoas, cajus e pistácios, assim como frutos secos salgados ou torrados. Mais tarde 8% dos participantes foram diagnosticados com depressão. 

Graças a estas informações, os cientistas descobriram que um consumo baixo a moderado de frutos secos, ou seja, o equivalente a uma dose de 30 gramas diária, estava associado a um risco menor em 17% de depressão

Resultados que foram confirmados independentemente de outros fatores de estilo de vida e de saúde. Os investigadores, citados no DailyMail, afirmam que os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes que os frutos secos têm no cérebro podem justificar estas conclusões. 

Caso não saiba, 30 gramas de frutos secos, equivale a cerca de 20 amêndoas, 10 castanhas do Brasil, 15 cajus, 40 amendoins ou 30 pistácios.

Leia Também: Gosta de ouvir audiolivros? Tem muitas vantagens para a saúde mental

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas