Existem (ainda) mais motivos para incluir vegetais de folhas verdes - e ricos em vitamina K - na sua alimentação. Porquê? De acordo com uma nova investigação, os indivíduos com níveis baixos desta vitamina, no sangue, estão mais em risco de ter uma função pulmonar deficiente, mas também de serem diagnosticados com asma, doença pulmonar obstrutiva crónica e pieira.
Para chegar a esta conclusão, uma equipa da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, analisou quatro mil pessoas que fizeram múltiplos testes e responderam a questionários sobre a sua saúde e estilo de vida. O estudo foi publicado na revista científica ERJ Open Research.
Leia Também: Aumentar o consumo desta vitamina pode aliviar os sintomas de psoríase
Graças a estas informações, os cientistas descobriram que os indivíduos com marcadores mais baixos de vitamina K tinham um desempenho mais negativo nos testes de função pulmonar e, no geral, estavam duas vezes mais em risco de doença pulmonar obstrutiva crónica, assim como 44% de asma e 81% de pieira.
Tendo isto em conta, "os nossos resultados sugerem que esta vitamina pode desempenhar um papel na manutenção da saúde dos nossos pulmões", explica Torkil Jespersen, um dos autores do estudo, citado no DailyMail.
Claro, a equipa relembrou que estas conclusões não alteram os conselhos atuais sobre a ingestão de vitamina K, mas apoiam e incentivam mais investigação sobre esta relação.
Leia Também: Cuidado. Há casos em que o excesso de vitamina D pode ser muito perigoso