Um grupo de cientistas italianos descobriu que a pizza pode ser uma aliada no tratamento da artrite reumatoide, uma doença inflamatória, de causa desconhecida, que atinge as articulações, podendo provocar alterações na cartilagem articular, osso, tendões e ligamentos.
Dados do estudo, divulgado pela revista Nutrients, sugerem que o consumo semanal de duas fatias de pizza está associado a efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que beneficiam a saúde das articulações. Os cientistas acreditam que as vantagens são proporcionadas devido a dois ingredientes: queijo mozzarella e azeite de oliva.
Leia Também: Bebida que todos temos em casa ajuda a baixar níveis de açúcar no sangue
Para chegarem a esta conclusão, os cientistas acompanharam 205 voluntários, com idades entre os 18 e os 65 anos. As pessoas que comeram até dois pedaços de pizza por semana tinham menos hipóteses de apresentarem sintomas de artrite reumatoide, face a quem consumiu menos de uma fatia.
Ainda assim, os autores do estudo ressalvam que os benefícios indicados apenas dizem respeito à receita tradicional italiana.
Leia Também: Pense duas vezes antes de deitar fora as cascas dos ovos