A capacidade cognitiva diminui ao longo dos anos. Melhorar a saúde do cérebro é fundamental. Um estudo publicado na revista Heliyon explica que um certo tipo de jogos pode ajudar a proteger o cérebro.
A investigação avaliou o impacto que os jogos cerebrais têm na capacidade de melhorar a memória e a concentração. O estudo incluiu pessoas mais jovens e com mais idade. Foram colocados a jogar jogos digitais que envolviam a memória de imagens.
Leia Também: Hábitos que ajudam a melhorar (significativamente) a saúde do cérebro
Os adultos com mais de 60 apresentaram melhores resultados ao conseguirem ignorar distrações e a conseguir melhores resultados nos testes de memória.
"Os jogos de quebra-cabeça para pessoas mais velhas têm essa capacidade surpreendente de apoiar as capacidades mentais à medida em que os níveis de memória e concentração eram os mesmos de uma pessoa de 20 anos”, explica Joe Cutting, um dos responsáveis pelo estudo.
Desta forma, a investigação indica que jogos de quebra-cabeça, em comparação com jogos de estratégia e ação, são um passatempo vantajoso para pessoas mais velhas.
Leia Também: Precisa de férias, mas não consegue 'desligar'. Está a par dos riscos?