Acabam as férias e o cenário é sempre o mesmo: corre para o cabeleireiro para tentar salvar o que resta do seu cabelo, arruinado pela exposição ao sol e outras agressões externas, como o sal da água do mar ou o cloro das piscinas. Pede para o cortarem e minutos depois, dá asneira e arrepende-se. Adivinhámos, não foi? Respire fundo e não desanime. Umas gotas de óleo de lavanda é tudo o que precisa para que os seus fios cresçam muito mais depressa, segundo um estudo publicado no portal da National Library of Medicine.
Leia Também: Do bálsamo que reduz o apetite à Foreo UFO 3. Espreite estas novidades
Os autores do estudo testaram óleo de lavanda nas costas de ratos de laboratório uma vez por dia, cinco vezes por semana, por um mês. Durante esse período, notaram mudanças no números e na espessura dos folículos pilosos. Também observaram uma melhoria na espessura dérmica, na profundidade do folículo piloso e de tecidos da pele.
Os investigadores lembram que o óleo de lavanda contém acetato de linalil, linalol e geraniol, ativos que se mostram eficazes no relaxamento, crescimento das células e a tratar a alopecia areata -uma doença autoimune pouco conhecida, mas que atingirá cerca de 2% da população mundial, incluindo Jada Pinkett Smith, mulher de Will Smith.
Leia Também: Quer uma pele macia, mas só faz asneira? Aí está a novidade da Gillette