Quando se fala de descanso, a qualidade do colchão é um dos atributos mais importantes, mas a limpeza e os cuidados que regularmente se devem ter são essenciais para que dure mais tempo. Mantê-lo limpo não só melhorará a qualidade de vida e de sono, como também ajudará a preservar a sua qualidade.
De acordo com o último estudo sobre descanso realizado pela Conforama, 40% dos portugueses não têm uma boa noite de sono e uma das principais razões para isso é a qualidade do colchão. O mesmo estudo mostra que 83,5% defende que os colchões devem ser mudados até 10 anos após a compra e mostra que a maioria dos portugueses tem em casa um colchão com um máximo de seis anos.
Leia Também: Cinco dicas para acabar com os pelos dos animais espalhados pela casa
Exatamente para conseguir prolongar o tempo de vida dos colchões, Etelvina Miranda, category manager de descanso da Conforama, refere os principais aspectos a ter em conta na manutenção dos colchões, de modo a prolongar a sua vida útil.
Como limpar o colchão: rotina semanal
A primeira recomendação para manter a qualidade do seu colchão no seu melhor é limpá-lo regularmente. É tão simples quanto isso! É importante que o faça semanalmente e não apenas uma vez por mês. Por conseguinte, mudar e lavar os lençóis, as capas, os protetores é uma regra que deve seguir à risca.
Outra boa prática é utilizar protetores de colchão ou capas, mas não se esqueça de um aspeto muito importante: devem ser respiráveis. A melhor opção é optar por capas de algodão, uma vez que não são quentes e, ao mesmo tempo, evitam ruídos incómodos quando se mexe, pelo que poderá descansar muito melhor.
Leia Também: Aprenda a fazer um litro de sabonete líquido com apenas três ingredientes
Com estes truques simples, evitará odores desagradáveis no seu colchão e prolongará a sua vida útil. Mas lembre-se que após oito/10 anos, o melhor é renová-lo, pois inevitavelmente as suas tecnologias terão perdido a eficácia e, mesmo que pense que está a descansar bem, a sua saúde pode ser afetada.
Que outras dicas deve ter em mente para a sua rotina de limpeza semanal?
- Não se esqueça de limpar o estrado, o sommier ou a parte inferior entre a cama e o chão, uma vez que estas são normalmente zonas onde os ácaros e o pó se podem acumular;
- Ventile corretamente o seu quarto. Isto evitará uma maior concentração de CO2 no espaço, pelo que haverá menos microrganismos nocivos perto da sua cama. Cerca de 10 a 15 minutos por dia, antes de fazer a cama, é suficiente;
- Vire o seu colchão de três em três meses, se for um colchão de dupla face. Se não for, vire-o mensalmente da direita para a esquerda. Vire-o ao contrário e vire-o da cabeça aos pés. Para além de evitar que a sujidade se acumule sempre nos mesmos locais, estará a promover uma utilização uniforme da superfície do colchão e a prolongar a sua vida útil.
Leia Também: A sua roupa vai ficar a cheirar maravilhosamente bem se fizer isto