Sim, infelizmente, as traças ainda são uma ameaça, capaz de arruinar muita roupa. Por isso, vale a pena organizar o armário da forma correta e, claro, também ajuda (e muito) saber que tipo de coisas atraem traças. Não sabe? Recentemente, no site BestLife, alguns especialistas fizeram uma lista.
Leia Também: Saiba como manter as roupas cheirosas no armário durante mais tempo
1- Roupa que (quase) nunca usa
De acordo com Scot Hodges, entomologista, "as traças preferem locais escuros e não perturbados", ou seja, "atacam normalmente artigos que estão armazenados e não são utilizados durante longos períodos de tempo".
Isto significa que "limitar os artigos armazenados pode ser útil, mas se não conseguir reduzir o armazenamento, pode fazer uma limpeza profunda, aspirar e reduzir a desordem nas áreas de armazenamento algumas vezes por ano", acrescenta.
2- Guardar muita roupa em espaços pequenos e apertados
"Quando as roupas estão muito juntas, o ar não consegue circular corretamente, criando um ambiente escuro e húmido que as traças consideram apelativo", explicou Rich Mullins, exterminador e canalizador.
3- Roupas em segunda mão que não estão lavadas
Sim, hoje em dia, as traças não são uma praga muito comum. Por isso, muitas vezes, as infestações estão relacionadas com itens que foram levados para casa. Então, "um dos maiores erros de limpeza que as pessoas cometem e que atraem traças para as suas roupas é simplesmente não lavar roupas, móveis, tapetes, cobertores e outros artigos feitos com têxteis em segunda mão assim que os trazemos para casa", alerta Hodges.
Leia Também: A sua roupa vai ficar a cheirar maravilhosamente bem se fizer isto
4- Roupa suja
Claro, os montes de roupa suja no chão do armário servem como um buffet para as traças e, aliás, o mesmo acontece com os pelos dos animais de estimação, avisa Hodges.
5- Tecidos naturais
Para as traças, os materiais como lã, caxemira, peles e seda, fornecem "os nutrientes de que necessitam para se desenvolverem durante a sua fase larvar", explica Mullins. Além disso, "as texturas e os óleos residuais encontrados nestes tecidos tornam-nos alvos ideais para as larvas de traça se alimentarem".
Isto significa que os materiais sintéticos, como poliéster e o nylon, atraem menos pragas, já que carecem de nutrientes e matéria orgânica.
Leia Também: Soluções naturais que afastam os cheiros desagradáveis do armário