Já (quase) toda a gente sabe que a natação tem múltiplas vantagens para a saúde. Por exemplo, ajuda a diminuir o risco de doenças crónicas e, claro, reduz os níveis de stress. Mas e ajuda a emagrecer? Recentemente, um treinador de natação respondeu a esta questão, no Saga Exceptional.
Sim, nadar regularmente ajuda a emagrecer e, múltiplos estudos, citados no site, concluíram que a natação pode ajudar a reduzir a gordura corporal.
Leia Também: Quando o suor excessivo não é bom sinal depois do treino
Por exemplo, em 2021, uma investigação que envolveu 40 homens e mulheres com mais de 50 anos, com diabetes de tipo 2 ou hipertensão, descobriu que a natação regular ajudou a baixar a glicemia, o colesterol, a tensão arterial, a percentagem de gordura corporal e o índice de massa corporal (IMC).
Já um estudo mais antigo, feito em 2010, analisou os efeitos da natação num grupo de mulheres idosas sedentárias. Com esta análise, os investigadores descobriram que a modalidade melhorou a distribuição da gordura, reduziu o perímetro da cintura e da anca em seis. Concluíram ainda que a fazer natação regularmente ajuda a emagrecer.
Leia Também: Fica sempre com dores depois dos treinos? Eis o que tem de fazer
Carl Cawood, treinador de natação, reforça estas conclusões, explicando que "a natação é um excelente exercício para emagrecer". Porquê? É "um treino de corpo inteiro e envolve vários grupos musculares em simultâneo, o que leva a um aumento do gasto calórico", acrescenta.
Além disso, a "natação eleva a taxa metabólica, o que permite a queima contínua de calorias mesmo depois de terminar a sessão de natação". Realça ainda que "a natureza agradável da modalidade também faz dela um exercício sustentável e motivador para a perda de peso".
Mas, claro, o treinador salienta que a natação apenas não tem efeito e deve ser acompanhada de escolhas alimentares saudáveis e de uma dieta equilibrada.
Leia Também: O exercício espetacular que ajuda a tonificar o corpo em casa