O seu cão anda sempre 'colado' a si? Eis os motivos

Existem múltiplas justificações. Descubra as mais comuns.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
04/09/2023 19:03 ‧ 04/09/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Animais de estimação

Tem um patudo em casa que acompanha todos os seus passos? Não está sozinho. Isto acontece com muitos cães e, felizmente, existem justificações, a maioria inofensivas. Recentemente, veterinários e, claro, especialistas no comportamento de animais de estimação, explicaram algumas das mais comuns, no site de Martha Stewart. 

Leia Também: O leitor perguntou: Os cães devem usar roupa?

1- Simplesmente gostam de estar perto de si 

Porquê? Como "os cães são animais sociais", muitas vezes, formam relações fortes com os seus pais humanos", afirma Darris Cooper, especialista em treino de cães. Não largam que os alimenta e cuida deles.

2- Querem uma guloseima

No geral, "os cães aprendem rapidamente e associam o facto de seguirem os seus donos a potenciais guloseimas ou recompensas, o que faz com que gostem de estar perto", explicou um veterinário. 

3- Têm ansiedade de separação

Sim, "os cães podem sofrer de ansiedade de separação por uma variedade de razões e os sintomas variam de ligeiros a graves", afirma Cooper. "É semelhante a um ser humano que sofre de um ataque de pânico", acrescenta e os sintomas incluem perda de apetite e dificuldade em manter a calma. Quando isto acontece o cão pode segui-lo para acalmar a ansiedade.

Leia Também: Dar banho ao cão é um pesadelo? Isso é porque ainda não leu isto

4- São curiosos

"Seguem os seus donos para explorar novos ambientes, aprender sobre diferentes atividades e interagir com o que os rodeia", afirma o veterinário. 

5- Estão a tentar dizer-lhe alguma coisa

Esteja atento e tente descobrir se o cão está a direcioná-lo para algum lado. É muito possível que "tenham vontade de ir fazer o número um, ou dois, a tigela de água vazia ou sentem-se doentes". 

6- Estão com medo

"Quando têm medo de alguma coisa, quer se trate de ruídos altos, como fogo de artifício, quer estejam numa situação social desconhecida, procuram frequentemente os seus humanos", diz Cooper.

Leia Também: O seu cão rejeita medicamentos? Com este truque vai ser tudo mais fácil

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas