"Para se proteger de uma eventual infeção respiratória aguda este inverno, como a Covid-19 ou a gripe, há alguns cuidados de higiene e etiqueta respiratória que deve adotar", como lembra um artigo da Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. Mas ainda se lembra quais são?
A Deco indica uma mão cheias deles. Veja abaixo:
1- "Cubra o nariz e a boca com lenços de papel ao tossir e espirrar. Coloque os lenços de papel utilizados no lixo."
Leia Também: Éris. O que se sabe sobre a nova estirpe altamente mutante da Covid-19
2- "Se não tiver um lenço de papel, espirre para a dobra do braço/cotovelo e não para a mão. Em locais muito frequentados, com aglomerados de pessoas e, sobretudo, em espaços fechados, como os transportes públicos, use máscara."
3- "Lave frequentemente as mãos, com água e sabão, sobretudo depois de comer, manusear alimentos ou de contactar com superfícies expostas a outras pessoas (corrimãos, mobiliário de áreas partilhadas, etcétera). Desinfete as mãos depois de tossir, espirrar e assoar o nariz."
4- "Limpe regularmente objetos e superfícies partilhados em casa ou no local de trabalho, como superfícies que sejam tocadas com frequência, tais como maçanetas, interruptores, superfícies de trabalho e dispositivos eletrónicos, como os comandos de aparelhos. As superfícies devem ser lavadas com um detergente adequado antes de as desinfetar."
Leia Também: Covid-19. Foi o leitor que pediu boas notícias sobre a variante Pirola?
5- "A ventilação dos espaços, através de arejamento, também permite reduzir a quantidade de vírus no ar, diminuindo o risco de transmissão de infeções das vias respiratórias. Deixe o ar fresco entrar ao abrir portas ou janelas. Se não for possível abrir janelas, utilize, em alternativa, ventilação mecânica de ar, por exemplo, um aparelho de ar condicionado ou ventilação, desde que esteja garantida a limpeza e manutenção adequada destes sistemas, de acordo com as recomendações do fabricante."
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Covid. Cientista apela ao regresso da máscara por causa da nova variante