Seis razões para levar os miúdos ao dentista antes do regresso às aulas

O check-up dentário beneficia o desempenho escolar, melhora a autoestima e revela os tratamentos necessários para uma boca sã.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
11/09/2023 13:37 ‧ 11/09/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde oral

O regresso às aulas é, para as crianças, sinónimo de retomar a rotina, rever os amigos após um longo período de férias, escolher as atividades extracurriculares mais estimulantes, o material escolar e até a roupa para a próxima estação. Mas "é também a altura ideal para os mais novos realizarem um check-up dentário e entrarem com um sorriso bonito e saudável no ano letivo que se avizinha", diz a Impress, cadeia de ortodontia invisível, em comunicado.

"Independentemente da idade, é importante visitar regularmente o dentista para garantir que estão a realizar as boas práticas de higiene oral e o bem-estar geral", acrescenta. "Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, utilizar fio dental e elixir diariamente para remover partículas de alimentos e melhorar o hálito, evitar alimentos ricos em açúcares e amidos, e uma hidratação adequada" são algumas das sugestões dos dentistas para preservar a saúde dos dentes. 

Leia Também: "Cuidados de saúde oral devem ser iniciados logo desde o nascimento"

Mas há mais. A Impress refere seis razões para levar o seu filho ao dentista neste regresso às aulas.

1- Contribui para o bom desempenho escolar

Cáries, dor de dentes e inflamações na boca podem tornar-se incomodativas, desafiando a concentração das crianças nas aulas e, em última instância, contribuindo para o absenteísmo escolar. Visitas regulares ao dentista permitem prevenir este tipo de problemas e a necessidade de tratamentos urgentes que podem levar a criança a faltar à escola.

2- Melhora a autoestima

A aparência do sorriso pode afetar a autoestima e a confiança dos mais novos, que estão a começar a descobrir-se, a relacionar-se com novas pessoas e a formar a sua personalidade. Problemas dentários visíveis, tais como dentes tortos ou ausentes, podem dificultar as interações sociais da criança e afetar a sua qualidade de vida.

Leia Também: Acidentes acontecem... Mas e quando envolvem a saúde oral dos miúdos?

3- Controla o desenvolvimento da dentição

É fundamental manter sob vigilância a evolução da dentição das crianças, acompanhando a transição dos dentes de leite para os permanentes e controlando o aparecimento dos dentes do siso. A dentição influencia diretamente a fala e a pronúncia correta das palavras, pelo que alguns problemas poderão gerar dificuldades na comunicação.

4- Avalia a necessidade de utilizar um aparelho dentário

O alinhamento dos dentes é um fator importante na saúde da pessoa, pois evita o acumular de bactérias na boca e problemas que possam advir daí. A juventude é a melhor altura para colocar um aparelho dentário, uma vez que os dentes ainda não estão completamente formados e as gengivas encontram-se mais recetivas. Isto significa que os resultados do tratamento ortodôntico podem ser alcançados de forma mais eficaz e rápida nestas faixas etárias.

Leia Também: Fígado em sofrimento? Atenção a isto durante a escovagem dos dentes

5- Rastreio de distúrbios dentários

O bruxismo, distúrbio caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, afeta cerca de 40% das crianças durante o sono. Caso não seja tratado, poderá ocorrer o desgaste do esmalte dos dentes ou mesmo fratura de peças dentárias, comprometendo a saúde oral da criança. Os check-ups dentários permitem ainda detetar e tratar distúrbios como cáries, gengivites e outros problemas ortodônticos.

6- Educação parental

Ao acompanhar as visitas regulares ao dentista os pais também são sensibilizados para a importância da saúde oral. Através de uma consulta no dentista, os pais poderão receber orientações sobre como cuidar adequadamente dos dentes dos filhos e quais as melhores práticas a adotar para garantir uma boa higiene oral.

Leia Também: De nada serve ter uma escova de dentes 'topo de gama' se não fizer isto

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas