Sim, normalmente os cotovelos secos são um problema incómodo, mas inofensivo. Aliás, as causas mais comuns são mudanças no clima, cremes e aromas irritantes, falta de hidratação, cloro, duches quentes, tabagismo e certos medicamentos. Mas, em alguns casos, associa-se a psoríase e eczema e outros problemas mais sérios.
Quais? Recentemente, no Huffpost, agregador de blogues, foram enumeradas três condições que se manifestam com este sintoma.
Leia Também: Esta doença é subdiagnosticada. Sabe a que sintomas estar atento?
1- Problemas da tiroide
Além de cotovelos secos, estas condições provocam sintomas como queda de cabelo; comichão no couro cabeludo e caspa; unhas quebradiças ou esfareladas e olhos salientes, segundo a Medical News Today.
2- Diabetes
Segundo a mesma fonte, os picos de açúcar no sangue podem causar comichão e pele seca, nos indivíduos com diabetes. Incluindo outros sintomas como manchas mais escuras e aveludadas; manchas espessas nos dedos das mãos e dos pés e noutras zonas do corpo; infeções; e feridas que demoram muito tempo a cicatrizar.
3- Síndrome de Sjogren
Trata-se de uma doença autoimune e normalmente associada a pele seca e, claro, os cotovelos não são exceção. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde Britânico, citado no Huffpost, a síndrome causa outros sintomas como olhos secos; boca seca; pele seca; cansaço; secura vaginal; dores musculares ou articulares; inchaço entre o maxilar e as orelhas (glândulas salivares inchadas); e erupções cutâneas.
Leia Também: O sintoma de cancro do pulmão a que deve estar atento, avisa oncologista