Acha que se limpa da forma mais correta quando acaba de fazer as suas necessidades? Utilizar a técnica incorreta aumenta significativamente o risco de infeções urinárias, alertam os especialistas em saúde urinária, citados no DailyStar.
Tendo isto em conta, os especialistas aconselham que todos, especialmente as mulheres, se limpem sempre da frente para trás. Limpar da forma incorreta pode fazer com que as bactérias fecais entrem na uretra, aumentando o risco de uma infeção urinária.
Leia Também: Ver para crer. Jamais ignore este sintoma alarmante no WC
Aliás, a National Institutes of Health - citada no jornal - considera que a limpeza correta é uma das melhores formas das mulheres evitarem uma infeção deste género. Já que "a maioria das infeções urinárias são causadas por bactérias que vivem normalmente à volta do reto e do ânus", explica a entidade.
Por isso, "qualquer movimento de limpeza que comece perto do reto e depois se aproxime da área de abertura da bexiga irá mover bactérias potencialmente perigosas para mais perto da bexiga e do trato urinário", acrescenta.
Leia Também: Costuma urinar no duche? Está na hora de repensar o hábito