Caminhar dois minutos e ficar de pé após as refeições são hábitos que diminuem o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, segundo uma revisão de sete estudos realizada na Universidade de Limerick, na Irlanda.
Os dados, publicados na revista Sports Medicine, mostram que as pessoas que faziam caminhadas regulares e de intensidade leve após as refeições apresentavam níveis mais baixos de açúcar no sangue e insulina. Entre os indivíduos que ficavam em pé constatou-se uma melhoria dos níveis de açúcar no sangue, mas não de insulina.
Leia Também: Dores de cabeça infernais? O que precisa de esclarecer sobre enxaquecas
De acordo com os investigadores, mesmo pequenas caminhadas de apenas dois a cinco minutos já podem ter efeitos positivos na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Ainda assim, os impactos mais significativos surgem após a realização de exercícios de 15 minutos.
Ao New York Times, o principal autor do estudo, Aidan Buffey, disse que as descobertas estão de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde e outras entidades de saúde. "Se puder fazer atividade física antes do pico de glicose, normalmente 60 a 90 minutos depois de comer, é quando terá o benefício de não ter o pico de glicose", explica.
Leia Também: Dos sintomas ao tratamento. O bê-à-bá da insuficiência cardíaca