Alzheimer. Três vacinas comuns podem ajudar a prevenir esta doença

São utilizadas contra doenças como o tétano, a difteria, o herpes zoster e pneumonia.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
19/09/2023 09:32 ‧ 19/09/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

De acordo com uma investigação, feita no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston, nos Estados Unidos, existem três vacinas que combatem doenças comuns como o tétano, a difteria, o herpes zoster e a pneumonia, e que são capazes de reduzir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

Leia Também: Cinco sintomas de Alzheimer que pode estar a ignorar

Para este estudo, os investigadores analisaram dados de adultos mais velhos - 65 anos ou mais - que não apresentavam sinais de demência, explicam os investigadores, citados no site StudyFinds.

Todos foram divididos e, assim, os cientistas criaram grupos de vacinados e de não vacinados, ao longo de oito anos, concentrando-se em três vacinas: Tdap/Td (para tétano, difteria e tosse convulsa), HZ (para herpes zoster) e pneumocócica (para pneumonia e outras infeções relacionadas).

Com estas informações descobriram que os indivíduos que receberam a vacina Tdap/Td tinham um risco 30% menor de sofrer com esta doença. Já quem recebeu a vacina contra o HZ registou uma redução de 25% do risco. Por último, as pessoas que tomaram a vacina pneumocócica registaram uma redução de 27%. 

Leia Também: Passar muitas horas sentado aumenta o risco de demência, diz estudo

Para justificar as descobertas, a equipa "coloca a hipótese de as vacinas poderem melhorar a capacidade do sistema imunitário para combater as proteínas tóxicas associadas a esta doença ou reduzir os danos causados às células cerebrais saudáveis". 

Aliás, o coautor do estudo, observou que as vacinas, ao mesmo tempo que protegem contra infeções específicas, podem também reduzir a inflamação cerebral, algo que pode ser um precursor da doença de Alzheimer.

Leia Também: Esta dieta pode trazer vários benefícios a doentes com Alzheimer

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas