Já toda a gente sabe que as caminhadas têm múltiplas vantagens. Mas de acordo com Michael Mosley, médico e autor de vários livros, citado no DailyMail, existe uma técnica específica (e inusitada) capaz de melhorar significativamente a memória. Já experimentou andar para trás?
Sim, leu bem. É uma técnica muito utilizada entre fisioterapeutas que a recomendam para a "reabilitação de lesões na perna" e, além disso, "melhora a marcha, o equilíbrio e a mobilidade".
Leia Também: Nem imagina o que uma caminhada de dois minutos pode fazer por si
Aliás, citando um estudo, feito em 2018, o médico explica que andar para trás ajuda a melhorar a memória. "Os cientistas por detrás desta experiência pensam que quando andamos fisicamente para trás, isso ajuda-nos a 'andar para trás' mentalmente, recuperando memórias de algo que fizemos anteriormente. Por isso, se estiver a pensar onde pôs as chaves, talvez um pequeno passeio para trás lhe avive a memória", explica.
Pode fazer isto ao ar livre, claro, mas o especialista aconselha as pessoas a terem cuidado e começarem lentamente e dando "alguns passos, depois aumentando" . Sugere ainda que fazê-lo com um parceiro pode ser mais fácil. Basta ficarem de frente um para o outro e de mãos dadas.
Leia Também: Novo teste prevê o risco do tipo de demência mais comum