Sim, leu bem! De acordo com uma nova investigação, atividades do quotidiano, como subir as escadas ou limpar a casa, são capazes de ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte prematura.
Aliás, os investigadores, citados no DailyMail, reforçam a ideia e explicam que estes momentos de atividade quase "acidental" têm um efeito positivo na saúde. Para o estudo foram analisados mais de 25 mil adultos que não faziam exercício regularmente.
Leia Também: Risco de doenças cardíacas é maior para estas pessoas
Todos os participantes usaram um dispositivo que monitorizou a sua atividade física diária e, assim, os investigadores concluíram que grande parte desta atividade mais "acidental" foi acumulada em sessões com 10 minutos ou menos.
Estes momentos de atividade curtos, mas com intensidade moderada a vigorosa, reduziram significativamente o risco de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e morte prematura, ao longo de oito anos, afirmam os cientistas.
Aliás, mais especificamente, movimentos constantes ao longo de um a três minutos foram associados a uma diminuição do risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral de 29% e uma diminuição do risco de mortalidade de 44%. Quanto mais vigorosa a atividade, em cada sessão, melhores eram as vantagens.
Leia Também: Este sintoma de doença grave (no coração) manifesta-se quando acorda