Bebe chá todos os dias? Temos ótimas notícias! Recentemente, uma investigação concluiu que o chá tem múltiplas vantagens para a saúde e, mais especificamente, ajuda a reduzir o risco de diabetes em 28%.
Os investigadores, citados no DailyMail, explicam que o chá tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios capazes de melhorar a sensibilidade a insulina. Sugerem ainda que o chá escuro e fermentado tem os efeitos mais significativos.
Leia Também: Fazer exercício a estas horas pode ajudar a reduzir o risco de diabetes
Para o estudo, investigadores, na Austrália e na China, analisaram os hábitos de consumo de quase dois ml chineses. Graças a isto, os cientistas descobriram que o consumo diário de chá foi associado a um aumento da excreção urinária de glicose, assim como a uma redução da resistência à insulina, sugerindo menores probabilidades de pré-diabetes e diabetes tipo 2.
Estes resultados foram apresentados na 'The European Association for the Study of Diabetes', em Hamburgo, na Alemanha, onde os investigadores sugeriram que as pessoas que apreciam uma chávena de chá têm um risco 15% menor de pré-diabetes e 28% menor de diabetes tipo 2.
Quando analisaram os efeitos do chá fermentado os números mudaram e os indivíduos tinham um risco 53% menor de pré-diabetes e 47% menor de diabetes tipo 2.
Leia Também: Diabetes. Trocas alimentares que ajudam a controlar os sintomas