A genética é um dos grandes responsáveis pela cor dos olhos. Quer sejam mais claros, escuros ou num tom intermédio, a verdade é que o tom que tem pode ser um indicador de estar mais propenso a certos tipos de doenças ou até encontrar-se mais seguro contra alguns problemas de saúde.
O 'website' The Healthy falou com alguns especialistas e cita estudos para perceber melhor esta questão.
Leia Também: Cérebro. Descoberta de novas células abre caminho à investigação
Olhos escuros
Pessoas com olhos mais escuros correm menos risco de vir a sofrer de degenerescência macular. "Uma íris escura bloqueia mais a luz dos raios ultravioleta", revela o médico Christopher Quinn. "A luz extra que entra na retina pode causar a degeneração da retina."
Também o risco de melanoma é menor. Segundo um estudo publicado na Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, pessoas com olhos de tons mais claros eram mais propensas a vir a ter este tipo de cancro de pele.
Olhos claros
Pessoas com olhos claros, com tons entre o azul e o cinzento, têm menos probabilidade de vir a desenvolver vitiligo, uma doença autoimune que ataca o sistema imunitário. A conclusão foi de um estudo da faculdade de medicina da universidade do Colorado, nos Estados Unidos, que acompanhou mais de três mil pessoas.
Outra investigação concluiu que pessoas com olhos claros tinham tendência para beber mais álcool. A investigação foi feita pela Georgia State University.
Leia Também: Oito mudanças simples que ajudam a proteger o seu cérebro