"A nutrição está na ordem do dia, desde a vizinha ao presidente da república toda a gente tem algo a dizer sobre este assunto. Isto porque se comemos todos os dias, teoricamente sabemos comer. Mas não é bem verdade, e se é ótimo que haja cada vez mais informação sobre nutrição, é preocupante a quantidade de desinformação que existe.
Leia Também: O fruto seco que ajuda a controlar o peso e é 'amigo' do coração
É importante procurar sempre informação de qualidade antes de tomar qualquer decisão sobre a nossa alimentação. Essa informação pode ser encontrada no site das organizações de saúde, assim como consultando um profissional especializado. Vamos a dois exemplos:
Produtos biológicos
Significa que são produzidos a partir de práticas sustentáveis e com impacto positivo no ecossistema. Estão isentos de pesticidas e adubos químicos, hormonas ou antibióticos. No entanto é possível criar porcos "biológicos" e assim consumir entremeadas todos os dias, ou comer bolos "biológicos". A quantidade de açúcar e gordura saturada, é igual entre estes produtos e os seus homólogos não biológicos, e assim os malefícios destes nutrientes mantêm-se.
Produtos 'diet' ou 'light'
Os produtos 'diet', são isentos de algum nutriente, os 'light' têm diminuição de -25% de algum nutriente, por exemplo se uma bolacha for 'diet', pode não conter açúcar adicionado, no entanto continua a ter gordura saturada, e até pode conter mais do que uma bolacha normal. Os produtos 'diet' e 'light', podem integrar uma alimentação equilibrada, no entanto é importante, consultar a lista de ingredientes e a tabela nutricional presentes nos rótulos.
Assim como estes dois temas, uma alimentação vegetariana, s/lactose ou s/gluten, não são por si só mais saudáveis. Uma alimentação saudável baseia-se no aumento do consumo de hortofrutícolas, baixo consumo de produtos processados e um bom balanço energético, garantindo que gastamos mais calorias do que aquelas que ingerimos."
Leia Também: Médico revela o 'segredo' para uma pele sem rugas