Um dos erros de higiene mais comuns na cozinha é deixar o pano da loiça a secar na bancada após usá-lo. Segundo o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, só está a contribuir para a proliferação de bactérias e germes prejudiciais à sua saúde.
Um dos riscos é a contaminação cruzada, que ocorre quando bactérias de um alimento passam para outro. "Imagine que alguém usa um pano para secar uma carne crua que está pronta para cozinhar e, de seguida, usa o mesmo pano para limpar tomates e verduras que não serão cozidos, mas consumidos crus. As bactérias presentes na carne crua agora estão no pano e acabam por contaminar os tomates e as verduras, colocando as pessoas em risco de intoxicação alimentar.
Leia Também: É possível manter os percevejos longe de si com coisas que já tem em casa
Como tal, "nunca deixe o pano da loiça molhado na pia ou no fogão", recomenda o especialista, citado pelo jornal Metrópoles, chamando a atenção para o facto de este objeto conter "um milhão de bactérias a mais do que a tampa de uma sanita de uma casa de banho pública".
"A regra é: usou, lavou. Mas nunca coloque o pano diretamente na máquina de lavar. Lembre-se de usar desinfetante e de passar a ferro depois."
Leia Também: Bastam dois ingredientes para deixar as juntas dos azulejos a brilhar