A farmacêutica japonesa Shionogi desenvolveu um antiviral que atua contra duas queixas comuns entre os doentes infetados com Covid-19: a perda de olfato e de paladar. Os responsáveis acreditam que o fármaco ensitrelvir pode não só reduzir a intensidade destes sintomas como preveni-los.
A empresa já veio confirmar que solicitou um pedido de autorização ao regulador norte-americano (Food and Drug Administration) para usar o tratamento. O objetivo é chegar a outros mercados em poucos meses.
Leia Também: Testes rápidos conseguem detetar variantes Éris e Pirola?
Os ensaios clínicos de fase 3 são promissores. O ensitrelvir demonstrou eficácia na redução da intensidade da perda do olfato e do paladar. Num estudo que contou com voluntários do Japão, Coreia do Sul e Vietname, cerca de 20% dos participantes com Covid-19 leve ou moderada apresentaram estes sintomas. Após três dias de utilização do fármaco, as queixas diminuíram. Ao sétimo dia, a perda destes sentidos era 39% menor nos indivíduos medicados.
Os responsáveis da Shionogi acrescentam que o antiviral também alivia outros sintomas da doença. Num estudo, iniciado em julho, confirmou-se que os episódios de febre diminuíram para um período inferior a dois dias e que os sintomas desapareceram em menos de sete dias, independentemente da idade e comorbidades.
Leia Também: Estes são os três órgãos mais afetados pela Covid longa, sugere estudo
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Éris. O que se sabe sobre a nova estirpe altamente mutante da Covid-19