Desporto da moda pode ajudar a reduzir sintomas de depressão, diz Harvard

Praticar hot ioga pode reduzir sintomas de depressão, diz Harvard

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
26/10/2023 07:11 ‧ 26/10/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde mental

Não é uma modalidade para todos, mas tudo indica que pode ajudar a minimizar sintomas de depressão, segundo um estudo feito por cientistas da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, que envolveu 80 participantes. Falamos de hot ioga.

"Os sintomas depressivos foram reduzidos mesmo em participantes que fizeram apenas uma sessão de hot ioga, sugerindo que aulas uma vez por semana poderiam ser benéficas se comparadas a nenhum tratamento para a depressão", adianta o estudo, cujos resultados foram publicados no Journal of Clinical Psychiatry. Os investigadores destacam melhorias ao nível do humor, como um menor grau de irritabilidade.

Leia Também: Risco de depressão é superior para estas pessoas, segundo estudo

Os 80 voluntários foram avaliados durante oito semanas e divididos em dois grupos. O primeiro realizou várias sessões de 90 minutos de ioga numa sala com uma temperatura a 40ºC, enquanto o segundo foi colocado numa lista de espera e só praticou uma sessão da modalidade. No final de cada semana, todos os participantes preencheram formulários sobre os sintomas.

Embora a principal autora do estudo, Maren Nyer, tenha dito, em entrevista ao News Harvard, que "são necessários mais estudos", os resultados são animadores. Os cientistas afirmam que os efeitos superaram as expetativas em 44% dos casos. Os outros 66% dos participantes relataram melhorias significativas, bem como 6,3% do segundo grupo.

Leia Também: Cinco hábitos diários que são péssimos para a sua saúde mental

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas