Talvez nem imagine, mas o maracujá tem inúmeras vantagens para a nossa saúde. Este pequeno fruto tropical é um calmante natural. Além disso, segundo a nutricionista Greice Caroline Baggio, aumenta a imunidade e é o 'melhor amigo' de quem quer emagrecer.
Vamos por partes. Afinal, como é que o suculento maracujá - cujo nome botânico é Passiflora Edulis, por crescer numa planta da família Passiflora - ajuda a acalmar os nervos? Ao portal AltoAstral, a nutricionista explica que esse efeito se deve à presença de uma substância chamada passiflorina.
Leia Também: Motivos para incluir maracujá na sua alimentação (e uma receita saborosa)
O maracujá também reforça a imunidade. "A polpa contém vitamina C, um antioxidante que auxilia na proteção contra os radicais livres, na absorção do ferro, no sistema de defesa e na cicatrização", resume Greice. Mais: este fruto também é rico em vitaminas do complexo B.
E desengane-se se julga que só o interior do maracujá interessa. A casca ajuda a perder peso, a controlar os níveis de colesterol e pode até ser usada para fazer farinha. "A pectina, uma fibra solúvel encontrada na parte branca da casca da fruta, possui a capacidade de reter água, formando géis viscosos que atrasam o gastroparesia [ocorre quando danos no nervo vago dificultam a progressão da comida do estômago para os intestinos gástrico] e o trânsito intestinal, eliminando parte da gordura e dos açúcares consumidos na refeição."
Leia Também: Quer emagrecer e não consegue? Estas trocas alimentares são inúteis