Em risco de desenvolver diabetes tipo 2? Então, o melhor é moderar a quantidade de sal que costuma consumir. Um estudo feito por investigadores da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, sugere que o tempero pode provocar obesidade e altos níveis de inflamação, fatores de risco para a doença.
No estudo, publicado esta quarta-feira, 1 de novembro, no jornal acadêmico Mayo Clinic Proceedings, os cientistas explicam que o consumo do sal incentiva as pessoas a comerem porções maiores. Isto faz com que as hipóteses de desenvolverem fatores de risco para a diabetes, como obesidade e inflamação do corpo, aumentem consideravelmente.
Leia Também: Volte a gostar de si. Seis trocas na cozinha que ajudam a emagrecer
A investigação foi realizada a partir da análise de dados de 402.982 pessoas registadas no UK Biobank, uma base de dados com informações de mais de meio milhão de cidadãos britânicos. No início do estudo, nenhum dos participantes sofria de diabetes, doença renal crónica, cancro ou qualquer patologia cardiovascular. Durante uma média de 11,9 anos de acompanhamento dos participantes, foram registados 13.120 casos de diabetes tipo 2.
As pessoas que afirmavam usar sal nas refeições 'às vezes', 'geralmente' ou 'sempre' apresentaram um risco 13%, 20% e 39%, respetivamente, superior de desenvolver a doença, em comparação com aqueles que 'nunca' ou 'raramente' usavam o ingrediente.
Leia Também: Outra vez azia? Quatro dicas simples para contrariá-la
O consumo frequente de sal foi associado a um índice superior de massa corporal e relação cintura-quadril, levando os cientistas a acreditarem que o sal incentiva o consumo de maiores porções às refeições.
Recorde-se que a diabetes é uma doença crónica 'silenciosa' que atinge todas as idades e ambos os géneros. Caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.
Leia Também: Este popular legume reduz a pressão arterial e ajuda a queimar gordura