Quem tem diabetes já sabe que algumas frutas (muito populares) têm um efeito negativo nos níveis de açúcar no sangue. Jocelyne Loran, dietista de diabetes no Centro Médico Regional Charles da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, citada no DailyMail, aconselha que os diabéticos apostem nos mirtilos.
De acordo com a especialista, como os mirtilos são ricos em fibras, conseguem retardar a libertação dos açúcares da fruta na corrente sanguínea. Explica ainda que uma chávena de mirtilos contém cerca de 3,6 gramas de fibra, em comparação com uma banana, que contém 3,1 gramas.
Leia Também: Ir ao cinema (ou ao museu) ajuda a diminuir o risco de diabetes tipo 2
Além disso, na maioria dos casos, os mirtilos não levam a um aumento significativo do peso, acrescenta a especialista. Porquê? Geralmente uma chávena contém 84 calorias. Já uma banana tem cerca de 105.
Claro, os mirtilos contêm imensos nutrientes que apoiam vários aspetos da saúde, como a vitaminas C e K e o manganês, "um mineral que ajuda o corpo a formar tecido conjuntivo e ossos e ajuda na coagulação do sangue".
Jocelyne Loran sugere que os mirtilos frescos, congelados ou enlatados são, nutricionalmente, iguais. É, no entanto, mais provável que as variedades enlatadas tenham xaropes com açúcares adicionado, acrescenta.
Leia Também: Cuidado. Tempero que todos usamos pode aumentar risco de diabetes tipo 2