Nunca resiste a um croissant folhado e delicioso? Não está sozinho. É um doce muito popular e tem fãs em todo mundo. Por isso, na BBC Good Food, encontra uma receita infalível desta clássica pastelaria. Bom apetite!
Leia Também: Despeça-se da barriguinha da vergonha com a ajuda deste sumo detox
Ingredientes:
500 g de farinha branca
1 ½ colher de chá de sal
50 g de açúcar
2 saquetas de 7 g de fermento seco de ação rápida
Óleo (para untar)
300 g de manteiga
1 ovo batido
Modo de preparação:
1- Coloque a farinha, o sal e o açúcar numa tigela. Despeje 300 ml de água fria para um jarro, adicione o fermento e mexa. Faça um buraco na farinha e deite o líquido. Misture, depois amasse na sua superfície de trabalho durante 10 minutos. Forme uma bola, coloque-a numa tigela ligeiramente untada com óleo, cubra-a e leve-a ao frio durante pelo menos duas horas.
2- Coloque a manteiga entre duas folhas de papel vegetal. Com um rolo da massa, esmague e enrole-a num retângulo com cerca de 20 x 15 centímetros (cm). Deixe embrulhado no papel vegetal e leve ao frigorífico.
3- Transferir a massa arrefecida para uma superfície enfarinhada e enrole-a num retângulo de 40 x 20 cm. Coloque a fatia de manteiga não embrulhada no centro da massa, de modo a cobrir o terço central.
4- Dobre um lado da massa para cima e até meio sobre a manteiga.
5- Dobre o outro lado da massa para cima e sobre a manteiga da mesma forma, de modo a que os dois bordos da massa se encontrem no centro da manteiga.
6- Dobre a massa ao meio, de modo a que o ponto onde as extremidades da massa se encontram se torne a costura. Embrulhe em película aderente e coloque no frigorífico durante 30 minutos.
7- Repita o processo de enrolar, dobrar e refrigerar (passos três a seis) mais duas vezes exatamente da mesma forma - enrolando a massa enquanto ainda está dobrada - sem adicionar mais manteiga. Embrulhe e coloque no frigorífico durante a noite.
8- Depois, no dia seguinte, estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada até formar um retângulo grande, com cerca de 60 x 30 cm. Com uma faca afiada ou um cortador de pizzas, apare as bordas para ficarem perfeitas.
9- Corte a massa ao meio no sentido do comprimento para obter duas tiras compridas e depois corte cada tira em seis ou sete triângulos com dois lados iguais.
10- Pegue em cada triângulo à vez e puxe os dois cantos da base para o esticar e alargar.
11- Começando pela base de cada triângulo, comece a enrolar suavemente em forma de croissant, tendo o cuidado de não esmagar a massa.
12- Continue a enrolar, certificando-se de que a ponta de cada triângulo acaba por ficar enfiada debaixo do croissant para o manter no sítio.
13- Dobre as extremidades dos croissants para dentro e transfira-os para tabuleiros forrados com papel vegetal, bem espaçados entre si. Cubra com película aderente ligeiramente untada com óleo e deixe levedar durante duas horas.
14- Aqueça o forno a 200ºC. Misture o ovo batido com uma pitada de sal e utilize para cobrir generosamente os croissants. Leve ao forno durante 15 a 18 minutos e depois deixe arrefecer sobre uma grelha.
Leia Também: Sirva estes waffles de abóbora no próximo brunch de família