Afinal, porque é que os cães lambem tanto os donos? "É o que as pessoas mais perguntam sobre cães, tanto em Portugal como no estrangeiro", revela o veterinário André Santos, num vídeo publicado na rede social Instagram.
Segundo o especialista, existem cinco razões comuns. A primeira: para criar afetos e laços. "Lamber os donos é uma forma dos cães criarem uma conexão com eles [os donos]", começa por explicar. Este comportamento também está associado à limpeza do patudo e "é normal lamberem tantos os donos, como outros cães, gatos e outros animais na casa".
Leia Também: O leitor perguntou: Cães podem comer romã?
Outra causa comum é a procura de atenção. "Sempre que o cão nos lamber e nós dermos uma festinha ou um carinho, eles vão ter reforço positivo e continuam a fazê-lo."
Os cães também podem lamber-nos porque gostam do nosso cheiro ou do sabor da nossa pele. "É muito comum quando usamos loções e perfumes", afirma André Santos.
Por último, e mais responsável, o responsável indica que o facto de nos lamberem também pode ser sinal de stress ou ansiedade. "Pode causar problemas de saúde secundários", alerta, referindo-se a alergias, por exemplo. "Quando isto acontece, é muito importante falar com o seu médico veterinário para perceber a real causa desta situação", aconselha.
Leia Também: O seu patudo costuma vomitar a ração? Estes três sinais devem preocupá-lo