Não existe uma cura para a demência. Por isso, e como o diagnóstico precoce, tem um impacto significativo (e positivo) no tratamento, torna-se ainda mais importante estar atento a todos os sinais. Por exemplo, Gill Livingston, uma psiquiatra da University College London, no Reino Unido, citado no Mirror, explica que alguns manifestam-se na forma como caminha.
Aliás, mais especificamente, a especialista afirma que uma simples caminhada exige algum raciocínio. "Não basta andar, é preciso andar num espaço cheio de coisas que é preciso evitar, numa determinada direção, mantendo-se equilibrado."
Claro, muitas vezes, "as pessoas que sofrem de demência, mesmo nas fases iniciais, não conseguem fazer todas estas coisas ao mesmo tempo", explica.
Leia Também: Comprimido que mudou a vida de muitos pode ser esperança contra Alzheimer
Quatro sinais de demência que se manifestam durante as caminhadas:
- Pior sentido de direção;
- Ritmo mais lento;
- Passos mais pequenos;
- Alteração na forma como balança os braços.
De acordo com a psiquiatra, "as pessoas com demência em fase inicial podem ter dificuldade em compreender corretamente os objetos, pelo que veem as coisas como 3D quando não o são, ou mesmo como 2D quando na realidade são 3D".
"Significa que veem objetos que não estão lá, o que os pode obrigar a caminhar numa nova direção enquanto tentam evitá-los. Ou podem cair sobre coisas que pensam ser planas. Além disso, não se lembram de coisas que viram anteriormente, pelo que pode ser difícil voltar aos sítios", acrescenta.
Leia Também: Não confunda! Preste atenção a estes sinais de demência pouco conhecidos