Finas, despenteadas, farfalhudas, arqueadas, inexistentes ou mais naturais. As tendências vão e vêm, mas a verdade é que, no que toca às sobrancelhas, a opinião é unânime: fazem toda a diferença no olhar.
Como explica ao Lifestyle ao Minuto o maquilhador José Teixeira, da Dior International ProTeam Makeup Artist, "há que ter "dois aspetos em consideração" antes de ir à pinça. "Estrutura e intensidade", diz. Contudo, são vários os exemplos desastrosos que correm Internet fora. São erros que "acabam por arruinar não só o aspeto das sobrancelhas, mas toda a expressão do rosto". "Afinal de contas, as sobrancelhas são as responsáveis por transmitir as nossas emoções. Basta ver ou pensar num rosto sem sobrancelhas."
Para o especialista, "sobrancelhas demasiado depiladas e finas dão um ar de que a pessoa está permanentemente surpreendida, além de ser um look antiquado. Uma sobrancelha bem estruturada transmite um ar mais jovial e saudável". No entanto, sobrancelhas muito maquilhadas também não são o ideal. "Dão um ar carregado e artificial", afirma.
Leia Também: Sabe escolher o tom de base ideal para si? Falámos com um maquilhador
Outro dos erros mais comuns "é fixarmo-nos individualmente em cada uma das sobrancelhas, tanto no momento da depilação como no da maquilhagem." O maquilhador da Dior lembra que "todos nós temos as sobrancelhas assimétricas e o resultado é o ênfase ainda maior nessa assimetria".
"Devemos sempre arranjar um formato que seja comum e possível em ambas de forma a harmonizá-las." Como? "Comece por encontrar o ponto mais alto de entre as duas sobrancelhas e marcá-lo. No outro lado, repita o processo no mesmo sítio, mesmo que isso signifique marcar numa zona sem pelo. Depois, faça o mesmo para o ponto mais baixo de entre as duas e marque o outro lado em efeito espelho. Desenhe duas linhas paralelas onde ambas as sobrancelhas encaixem e comece a preencher do centro da sobrancelha", resume.
Leia Também: Dos calendários do advento aos aromas outonais, conheça estas novidades