A sensibilidade ao leite de vaca pode ser um fator de risco subestimado para doenças cardíacas, segundo um estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
No artigo, publicado no The Journal of Allergy and Clinical Immunology, os investigadores mostraram que a presença de anticorpos IgE para alimentos que podem desencadear alergias está associada a um aumento significativo no risco da mortalidade por doenças cardiovasculares. "As pessoas que tinham anticorpos IgE contra alimentos que comem regularmente pareciam ter um risco superior de morte por doenças cardíacas", afirmou Corinne Keet, autora do estudo, num comunicado de imprensa.
Leia Também: Se quer eliminar o açúcar do sangue naturalmente, aposte neste alimento
O estudo baseou-se em dados de saúde de 4414 adultos participantes da NHANES (Investigação Nacional de Saúde e Nutrição, dos Centros de Controlo e Prevenção da Doença dos Estados Unidos) e de 960 participantes do portal Estudo Multiétnico de Aterosclerose (Mesa). Entre os participantes NHANES, 229 morreram por doenças cardiovasculares. No outro grupo, 56 indivíduos morreram pelo mesmo motivo. A sensibilidade ao leite de vaca foi particularmente associada tanto aos óbitos.
A presença de anticorpos para o camarão e o amendoim também foram identificados como fatores de risco adicionais para doenças cardíacas. Ainda assim, "embora este estudo nos dê evidências de uma associação entre a sensibilidade a estes alérgenos e a morte por doenças cardiovasculares, há muito trabalho a ser feito para entender se esta é uma relação causal", considera Corinne.
Leia Também: A canja de galinha cura a gripe? As nossas avós estavam certas