Apesar de existirem vários medicamentos que ajudam a prevenir e a fazer com que os pacientes se sintam melhor, a verdade é que a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) não tem cura. Esta quarta-feira, 15 de novembro, assinala-se o Dia Mundial desta patologia - é sempre na terceira quarta-feira deste mês.
Segundo o 'website' do Centro Hospitalar de Leiria, um dos sintomas mais comuns trata-se de tosse. Neste caso falamos de uma tosse crónica. Numa primeira fase, acaba por ser desvalorizada e atribuída ao tabaco, uma das principais causas desta doença.
Leia Também: Se tosse sempre que bebe água, o melhor é ler este artigo
Depois, a tosse passa para um estado intermitente até que, com o tempo, se revela presente ao longo de todo o dia. Também pode conter expetoração (que é outro dos sintomas) ou é seca.
A falta de ar é identificada como outro dos sintomas que o devem deixar alerta. Esta doença afeta as vias respiratórias, que se tornam mais estreitas e danificadas. Deixar de fumar e fazer exercício físico são algumas das formas de evitar o aparecimento desta doença.
Leia Também: Tosse ou algo mais? Jamais ignore estes sinais de alerta comuns