Dor de estômago, obstipação e inchaço são sinais de um 'intestino infeliz'. A pensar nisso, e porque somos o que comemos, a nutricionista Bárbara Oliveira revelou, através de uma publicação feita na rede social Instagram, cinco alimentos que ajudam a regular o trânsito intestinal e a reduzir a sensação de inchaço.
Ora veja:
Leia Também: Atenção ao café! É altamente desaconselhado para estas pessoas
1- Cereais integrais, como arroz, aveia, centeio e cevada
Ajudam a prevenir a obstipação, são fonte de fibra e possuem "mais nutrientes do que os cereais refinados", explica a especialista.
2- Iogurtes naturais
Contêm probióticos que são microrganismos vivos e "ajudam a equilibrar a microbiota do intestino, facilitam a digestão, a prisão de ventre, entre outros problemas gastrointestinais".
3- Hortofrutícolas
As frutas, além de serem ricas em fibras prebióticas (alimentam as bactérias do nosso intestino), são uma boa fonte de polifenóis (antioxidante). "Como as cascas são o componente da fruta com mais fibra, é recomendado consumi-las sempre que possível", afirma. Já os legumes são fonte de vitaminas, especialmente A, C e K, antioxidantes e fibras que ajudam a reduzir a inflamação intestinal e a regular o intestino.
Leia Também: Nutricionistas indicam os cinco melhores alimentos para queimar gordura
4- Oleaginosas
Ricos em fibras, estes alimento ajudam a aumentar o volume das fezes e a melhorar o trânsito intestinal, prevenindo a obstipação. "Além disso, as oleaginosas são fonte de gordura insaturada, antioxidantes e fitoesteróis, que ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças inflamatórias intestinais."
5- Água
"Indispensável para o bom funcionamento do trânsito intestinal", ajuda na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, diminuindo a obstipação.
Leia Também: Faz retenção de líquidos? Desinche com a ajuda destas dicas