Nunca deixe o seu cão comer isto (pode causar estragos nos dentes)

Leia o aviso de especialistas.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
16/11/2023 06:00 ‧ 16/11/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Animais de estimação

Quase toda a gente sabe que os cães adoram ossos, mas, infelizmente, escolher o errado tem consequências muito prejudiciais e dispendiosas. Sabia? Duas especialistas, citadas no Huffpost, agregador de blogues, explicam tudo e  aconselham todos a não oferecer ossos muito duros a todos os animais de estimação. 

De acordo com Maria Soltero-Rivera, uma professora assistente de medicina dentária e cirurgia oral na Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, alguns estudos revelaram que os maxilares dos cães têm uma capacidade de mastigação incrível, ou seja, quando "um osso ou um brinquedo para mastigar não cede a esta força, os dentes podem partir-se".

Leia Também: Provavelmente comete algum destes erros ao pegar no seu cão ao colo

É simples. "Quando um osso é mais duro do que um dente é forte, o dente está destinado a partir-se ou a ficar danificado no processo de roer e mastigar", alerta Rebecca Greenstein, uma médica veterinária. Normalmente, estas fraturas tendem a afetar os dentes mais "funcionalmente importantes".

Além disso, são difíceis de identificar e são capazes de "causar muito sofrimento aos animais de estimação, dependendo da gravidade da fratura e da existência de exposição da polpa ou de irritação do nervo", acrescenta. Mesmo "os ossos mais pequenos podem estilhaçar-se e os fragmentos restantes podem lacerar a boca ou o trato digestivo", acrescenta. 

Estas lesões causam múltiplos sintomas e, muitas vezes, o cão começa a bater com a pata na cara ou a esfregar a cara na mobília. Fica ainda com menos apetite, menos interessados em brincar e começam a preferir alimentos e brinquedos mais macios, disse Soltero-Rivera. É ainda possível que o cão mastigue apenas com o lado não afetado da boca. Quando esta lesão provoca uma infeção, causa mau hálito, inchaço no interior da boca ou sinais de doença geral, disse Greenstein. 

É ainda importante mencionar que as fraturas dentárias tendem a afetar mais os cães maiores porque mastigam com mais intensidade. Além disso, são mais comuns em cães com doenças dentárias preexistentes, o que enfraquece os dentes. 

Tendo isto em conta, as especialistas aconselham que nunca ofereça ossos muito duros aos seus animais de estimação, cães e gatos. 

Leia Também: Será que os cães podem comer castanhas sem problema?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas