Na madrugada desta terça-feira, 21 de novembro, foram conhecidos os vencedores da edição 2023 dos prémios do The Best Chefs. Portugal conta com dois representantes nacionais, mais um estrangeiro que é responsável por um restaurante duas estrelas Michelin no Algarve.
A entrega dos prémios decorreu em Yucatán, no México. José Avillez é um dos chefs nacionais mencionados. Conseguiu a 33.ª posição. O chef recebeu a notícia de madrugada e já reagiu na sua página de Instagram.
Leia Também: Therapist estreia menu para os dias frios. Conheça os novos pratos
"Nem sei bem o que dizer senão que é um enorme orgulho poder representar Portugal e a gastronomia portuguesa e que estas distinções são acima de tudo das minhas equipas e de todos os cozinheiros portugueses", escreveu o responsável pela cozinha do Belcanto, em Lisboa.
Ver esta publicação no Instagram
O top 100 é fechado com a segunda presença nacional nestes prémios. Falamos de João Oliveira, do estrela Michelin Vista, em Portimão. "Um misto de emoções, mas acima de tudo muito orgulhoso de ter entrado para o ranking dos melhores chefs", escreveu esta manhã nas redes sociais.
Ver esta publicação no Instagram
Há mais um chef a trabalhar em Portugal a receber uma distinção pelo The Best Chefs. O austríaco Hans Neuner, do Ocean, em Porches, ficou na 71.ª posição desta lista. O ano passado, também Henrique Sá Pessoa, do Alma, estava nesta seleção. Em 2023 não aparece referenciado.
No top três da lista dos melhores chefs estão Dabiz Muñoz, Albert Adrià e Ana Roš.
Leia Também: No Catch Me há novos sabores de outono com vista para o Tejo