Infelizmente, o stress tem um impacto significativo no quotidiano e, mesmo assim, muitos não consideram a saúde mental uma prioridade. Para ajudar a mudar isto, Charlotte Armitage, uma psicóloga, citada no Cambridge News, recomendou quatro hábitos que ajudam imenso e fazem toda a diferença.
Leia Também: Veja como é que o seu corpo fica quando está com stress
1- Passe mais tempo fora de casa
Segundo um estudo, "mais de um terço dos adultos do Reino Unido (37%) encontra consolo no poder curativo da natureza. Quando passamos tempo na natureza, podemos desligar-nos dos fatores de stress do dia a dia, da tecnologia e das interações sociais, dando-nos tempo para recarregar a mente e o corpo", afirma a especialista.
Aliás, mais especificamente, "a investigação sugere que apenas 10 a 15 minutos em espaços naturais podem provocar alterações neurológicas no nosso cérebro e alterações químicas no nosso sangue que contribuem para a redução do stress e para a recuperação".
2- Crie hábitos mais saudáveis
"Dieta, exercício e sono são os três pilares de uma vida saudável. Embora melhorar apenas um destes fatores possa ajudar as pessoas a ter uma vida mais longa, melhorar os três pode ser benéfico para a saúde física e mental." Por isso, "tente dormir pelo menos sete horas por noite, encontre 20 a 30 minutos todos os dias para fazer exercício".
3- Passe algum tempo sozinho
Já outro estudo, mencionado pela especialista, "mostra que 36% dos adultos do Reino Unido pensam que o tempo a sós é uma forma saudável de aumentar o bem-estar mental, permitindo-nos recarregar as baterias".
4- Fale com alguém
"Ter conversas abertas com outras pessoas é inestimável para o bem-estar e pode ajudar a induzir um estado de espírito mais calmo. Proporciona apoio emocional, perspetivas diferentes e validação, e ajuda-nos a desenvolver estratégias para lidar com a situação."
Leia Também: O que deve fazer diariamente para evitar um 'burnout'