Afinal, como se veste uma 'portuguese girlie'? Fomos perceber a tendência

Já ouviu falar na tendência 'how to dress like a portuguese girlie'? Falámos com a influenciadora que sem querer a criou, Vicky Montanari, e com Cátia Carriço, uma 'stylist' portuguesa, tudo para entender como se vestem, hoje em dia, as mulheres portuguesas.

Notícia

© Shutterstock

Margarida Ribeiro
23/11/2023 09:10 ‧ 23/11/2023 por Margarida Ribeiro

Lifestyle

Moda

Hoje em dia, a grande maioria das boas (e más) tendências começa no TikTok. Foi nesta rede social que surgiu, recentemente, o conceito 'how to dress like a portuguese a girlie' (como se vestir como uma rapariga portuguesa, em tradução livre), algo que tem gerado muitos comentários e também críticas. Porquê?  

Tudo começou com um simples vídeo de Vicky Montanari (@vicmontanari), uma influenciadora que vive em Portugal, mais especificamente em Lisboa. Inspirando-se em conteúdos semelhantes, nomeadamente, os que estavam relacionados com a tendência 'how to dress like a Copenhagen girlie (como se vestir como uma rapariga de Copenhaga, em tradução livre), explicou como criar um 'look' ao estilo português. 

Primeiro, aconselha que comece o 'outfit' com umas calças 'funky', ou seja, uma peça com padrões, como riscas ou xadrez e muitas cores. Depois, chega a hora de escolher a parte de cima e tudo o que tem de fazer é "escolher uma camisa que aparentemente não combina" com as calças. "É uma questão de combinar os padrões errados da forma correta", explica. Para o calçado, recomenda sabrinas, 'ugly shoes' (sapatos feios) ou umas sapatilhas 'cool'. Não pode esquecer um casaco "com alguma personalidade" e para "elevar" o 'look' uma mola com flores para o cabelo. Para terminar faltam os acessórios, nomeadamente, um colar, uma mala colorida e, claro, uns óculos de sol 'cool'. 

@vicmontanari Inspired by how to dress like a CPH girlie here we have the portuguese girlie version hahaha 🤣 disclaimer ive lived here for the past 6 yrs but not really from here 🫰 found my style here tho! hope u like it!!! #portuguesegirls vicmontanari how to dress like a PT girlie - vicky

Leia Também: Cores essenciais (e clássicas) para os 'looks' de outono e inverno

Porém, muitos internautas não reconheceram o estilo português no vídeo que acumulou, até ao momento, mais de seis milhões de visualizações no TikTok, e as críticas começaram a surgir nos comentários: "acabei de descobrir que não sou uma portuguese girlie", diz uma utilizadora da rede social, "falhei até em ser portuguesa", afirma outra. 

Vicky foi surpreendida pelos comentários negativos, conta em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, e explica que "na hora de fazer o vídeo o intuito não era generalizar como se todas as mulheres portuguesas se vestissem assim, nunca é possível colocar num só 'bucket' o estilo de uma nação, era mais para mostrar um passo a passo" de uma versão diferente e mais 'trendy' do estilo nacional. 

Mas, claro, o vídeo não reúne apenas comentários negativos e muitas outras influenciadoras, nacionais e internacionais, começaram a publicar a sua versão nas redes sociais.

Leia Também: Botas que não devem faltar no guarda-roupa para a estação fria

Por exemplo, Cátia Carriço, criadora de conteúdos, 'stylist', diretora criativa e gestora de marketing digital, aprecia muito a tendência. "É um estilo muito criativo, divertido, onde a personalidade se assume sem medo, o que a torna ainda mais interessante", explica ao Lifestyle ao Minuto. 

"Não representa o estilo da mulher portuguesa, na generalidade, no entanto, representa um universo de portuguesas mais jovens que assumem este estilo de forma muito inovadora, o que acaba por ser inspirador e cativante para outras mulheres e não só para as portuguesas", afirma. 

Diz ainda que o estilo se assemelha ao das "danesas, sem dúvida, devido à mistura de cores, padrões e texturas, mas ainda assim as portuguesas criaram uma versão mais arrojada, mais criativa e inovadora", garante. 

Mas, afinal, como se veste uma mulher portuguesa?

Para Vicky Montanari, em geral, o visual de uma mulher portuguesa "é constituído mais por 'looks básicos' e neutros, mas também há quem se vista de maneira mais colorida e com padrões". Relembra ainda que "a moda é subjetiva (e honestamente é o que a rende tão divertida) e está sempre em evolução. Caso todos se vestissem de maneira igual não haveria inovação e nem espaço para criar novas tendências". 

Cátia Carriço tem uma opinião semelhante e explica que "o estilo da mulher portuguesa, na generalidade, assume-me entre o casual e o contemporâneo". Normalmente, aposta-se muito nas peças práticas, confortáveis e versáteis, nos tons neutros, com apontamentos contemporâneos".

"Distingue-se pelo seu lado polido, prático e confortável", acrescenta. Isto significa que no armário de uma portuguesa encontra (quase) sempre "as calças de ganga, os ténis, os blazers básicos e intemporais, a camisa branca, calças de alfaiataria e o típico vestido preto". 

Já no que diz respeito a tendências, as portuguesas são, neste momento, adeptas de peças como "sabrinas, calças de corte largo, saias maxi e de cetim", afirma Cátia, que menciona ainda os modelitos "nos tons cinza com os apontamentos a vermelho e bordeaux, para trazer esse toque de modernidade que também as caracteriza". 

Leia Também: Conversámos com uma 'stylist' sobre armários cápsula (temos dicas úteis!)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas