Bolor torna-se uma ameaça (ainda) mais preocupante nos meses frios e húmidos. Tem efeitos estéticos e desagradáveis na casa, assim como na saúde de cada um. Por exemplo, todos deviam saber que a lista de sinais de bolor incluem manchas pretas, brancas ou verdes nas paredes e um cheiro a humidade e a mofo, explica o Huffpost, agregador de blogues.
Muitas vezes, a presença de bolor manifesta-se em sintomas físicos como "corrimento nasal constante, congestão e olhos irritados", explica a Healthline, citada no Huffpost. Pode também afetar os olhos, a pele e o sistema respiratório no geral.
Leia Também: Só precisa de cola para acabar com o bolor em casa. Passamos a explicar
Para evitar problemas graves de saúde e na casa deve (mesmo) atuar imediatamente ao encontrar bolor. Primeiro, encha um balde com água e um detergente suave, como detergente para a loiça, aconselham os especialistas da Ronseal. Depois, mergulhe um pano, em água, e use-o para limpar o local afetado.
Não esfregue a parede. Pode "libertar esporos de bolor", avisam. Quando terminar utilize um pano seco para remover o resto da humidade. Por último, coloque o pano no lixo e aspire a divisão, certificando-se que fica tudo completamente limpo.
Recomenda ainda que ao encontrar bolor em "mobiliário macio, assim como em roupas ou brinquedos macios", mande limpar a seco profissionalmente.
Leia Também: Dicas para manter a humidade (e o bolor) longe do armário e da roupa