Com a descida das temperaturas, as gripes e constipações tornam-se (ainda) mais comuns. Está doente? Sente que fica pior durante a noite? Existem múltiplas explicações para isto, mas, na maioria das vezes, a resposta está no ritmo circadiano do corpo, ou seja, o relógio interno do corpo.
Leia Também: Dez alimentos que todos devem ter em casa nos dias frios
Por exemplo, "quando o sol se põe e o corpo deteta que se aproxima a hora de dormir, o cérebro liberta menos hormonas do stress, como o cortisol, e diz ao intestino para abrandar os processos digestivos", explica Diego Hijano, especialista em doenças infecciosas pediátricas, citado no DailyMail.
Mas, ao mesmo tempo, nesta altura do dia, algumas células imunitárias, concebidas para caçar e destruir agentes patogénicos como os vírus, tornam-se mais ativas. Esta 'luta' desencadeia a inflamação, "uma ferramenta evolutiva que elimina os vírus, mas que também é responsável pelos sintomas de constipação", acrescenta.
Ou seja, "as células imunitárias podem causar irritação e inflamação, o que acaba por agravar os sintomas respiratórios durante a noite". Para além disso, a queda nos níveis das hormonas do stress, como o cortisol, agrava o problema, "uma vez que este químico pode efetivamente acalmar a inflamação".
Leia Também: Se tosse sempre que bebe água, o melhor é ler este artigo
É ainda necessário ter outro fator em conta: os sintomas de tosse e constipação são piores quando está deitado e, normalmente, isto acontece porque o muco começa a acumular-se na parte de trás da garganta.
Já "ao longo do dia, a acumulação de muco é menos problemática porque a gravidade ajuda a drená-lo quando se está de pé e a movimentar-se", afirma Juan Chiriboga-Hurtado, especialista em medicina familiar, citado no mesmo jornal.
Por último, explica que "a ausência de distrações ao longo da noite obriga-o a concentrar-se na tosse irritante que não consegue largar".
Leia Também: Com que frequência deve mudar os lençóis quando está doente?