Dormiu mal? Faça um treino de 20 minutos e recupere a energia

Leia as conclusões de um novo estudo.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/11/2023 06:22 ‧ 24/11/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Não conseguiu dormir a noite toda e acordou mal disposto? Fazer apenas 20 minutos de exercício pode ajudar (e muito) a estimular o cérebro e recuperar a energia, afirma uma equipa de investigadores da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido. 

Leia Também: O treino rápido que tem mais benefícios do que uma caminhada

Para a investigação, os cientistas organizaram duas experiências, com 12 pessoas em cada uma, e, no primeira, os participantes só podiam dormir cinco horas por noite ao longo de três dias.

Todos os dias de manhã foram-lhes dadas "sete tarefas para realizar em repouso e, em seguida, foi-lhes pedido que repetissem as tarefas após 20 minutos de ciclismo de intensidade moderada", explicam os investigadores. Quando analisaram os resultados perceberam que dormir pouco afetava cada pessoa de forma diferente, no entanto, "o desempenho de cada um nas tarefas melhorou depois de terem feito exercício nas bicicletas".

Leia Também: 'Personal trainer' revela os melhores exercícios para perder peso

Já na segunda experiência, os participantes tinham de passar uma noite inteira sem dormir e depois foram colocados num ambiente hipoxico, ou seja, com baixos níveis de oxigénio. Foram submetidos aos mesmos testes e, "apesar de os níveis de oxigénio terem sido reduzidos, continuaram a melhorar o seu desempenho após o exercício".

"Demonstrámos que a prática de ciclismo de intensidade moderada durante 20 minutos melhora as funções executivas após três noites de privação parcial de sono e uma noite de privação total de sono, independentemente do estado de hipoxia", escrevem os investigadores no estudo, disponibilizado na Physiology and Behaviour. 

Tendo em conta os resultados, a equipa sugeriu que "o exercício físico poderia afetar a libertação de hormonas reguladoras do cérebro e a velocidade a que o sangue chega ao cérebro".

Leia Também: Para quê o ginásio se pode ganhar músculo em casa? Veja estes exercícios

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas