Sim, leu bem, nem todas as gorduras são prejudiciais para a saúde. Aliás, o corpo não consegue viver sem as gorduras saudáveis, mais conhecidas como gorduras monoinsaturadas, afirma Lena Bakovic, uma nutricionista, citada na edição britânica da Women's Health.
Sem estas gorduras, "não poderíamos absorver as vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K, que são essenciais para as nossas funções corporais diárias", acrescenta. Para além disso, contribuem (e muito) para uma sensação de saciedade e podem "ajudar a tornar os alimentos mais saborosos e satisfatórios".
Leia Também: Cinco alimentos que são ricos em fibras e ajudam a emagrecer
Têm, na verdade, o efeito contrário das gorduras saturadas - encontradas na carne de porco e na manteiga - que são capazes de aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Por sua vez, as gorduras monoinsaturadas e saudáveis, encontradas, por exemplo, no azeite, conseguem proteger o coração.
Tendo isto em conta, não precisa de eliminar completamente as gorduras da sua alimentação, mas sim limitar as saturadas e consumir mais das monoinsaturadas. Quer exemplos? Consulte a lista.
Devia comer estes alimentos ricos em gorduras (saudáveis) mais vezes:
- Linhaça;
- Salmão;
- Azeitonas;
- Carne de peru magra;
- Abacate;
- Coco;
- Iogurte;
- Nozes;
- Amêndoas;
- Tofu;
- Sardinhas;
- Edamame;
- Sementes de abóbora;
- Atum;
- Coxas de frango;
- Sementes de chia;
- Óleo de abacate;
- Manteigas de frutos secos;
- Corações de cânhamo;
- Anchovas;
- Sementes de girassol;
- Ovos;
- Sementes de sésamo;
- Pinhões;
- Tahini.
Leia Também: O que não deve (mesmo) comer antes de um treino